CRACHÁ da C. Caç. 4149/73

CRACHÁ da C. Caç. 4149/73
Lema da missão.

domingo, 25 de dezembro de 2011

MAIS UM NATAL.

Porque o Natal é sempre uma época especial espero que todos, companheiros e respectivas famílias, tenham sido agraciadas com muita felicidade e a seguir venha um Novo Ano que não nos faça doer demais.
Os tempos estão complicados mas havemos de dar a volta por cima e rir um bocado da situação.
Hoje gostava de pedir aos que têm e-mail para me contactarem, visto que não tenho a certeza de ter enviado SMS’s a todos e é para este endereço: virgilioribeiro.wcm@gmail.com assim também poderei colocar os endereços da malta num só sítio.
Estes dois dias são por norma, dedicados aos netinhos, mesmo que a família toda seja envolvida, por isso espero que todos os vossos netos tenham tido direito aos carinhos que merecem mas não só nestes dias, têm que ser mimados todos os dias do ano, eles merecem!
Virgílio Ribeiro

O MEU BLOGUE PESSOAL

Companheiros, tive necessidade de publicar um Blogue onde pudesse procurar os meus amigos de infância e ex-companheiros de tropa, por isso fiz mais este Blogue.
Se tiverem tempo e pachorra para dar uma vista de olhos, é só clicar Aqui 
espero que consigam suportar as minhas recortdações

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EU ACREDITEI

Este cozido levou um presunto inteiro.

Camaradas amigos, já há muito tempo que não venho ao nosso Blogue mas não tem sido por falta de interesse, tem sid0o apenas porque não quero abusar da vista, pois ando com os tratamentos intensivos e gostava de ver isto resolvido.
Amigos, o convívio está, em princípio, marcado para o mês de Março-2012, no entanto a confirmação dó será feita em Dezembro, quando eu contactar com o pessoal todo.
O nosso companheiro Arranhado, que tem andado a aparentemente ausente, está contudo contactável e estive ontem a almoçar com ele, meio à pressa porque só esteve em Portugal cerca de 10 dias. Estiveram também presentes o Garcia, o Barradas e o Cruz. Infelizmente o amigo Cruz (cabo condutor) está na situação de invisual, portanto sem autonomia de deslocação.
Amigos, agora reconheço que fui demasiado ambicioso, ao acreditar que o Blogue da malta ia ser um sucesso. Estamos todos com 60 anos ou perto e chego à conclusão insólita e triste, pelo menos para mim, de que não mais de 20 camaradas é que se dão bem com a informática. É triste porque este meio de contacto é formidável, ao colocar quase frente a frente uma comunidade, tenha a dimensão que tiver. Sei que já muitos de nós estão a gozar a reforma, imerecidamente e afinal limitam-se a ver passar os dias, se calhar penosamente, em questão de solidão.
Apesar da minha dificuldade visual, teimo em não ceder aos caprichos da Natureza e combato com os meios que me são disponibilizados.
Companheiros, em Dezembro começo a sondar-vos para saber quantos de vós estarão disponíveis para estarem presentes no Convívio em Tomar, espero portanto que sejamos em maior número que no Luso, tendo em conta a presença de mais familiares nossos que afinal também merecem estar presentes, uma vez que estavam na nossa retaguarda enquanto estávamos ausentes.
Malta não se esqueçam de dar uma limpeza nos vossos jardins, estamos no mês ideal para isso e ficam mais descansados quando a Primavera chegar pois encontrará os arbustos em condições de renovarem.
Virgílio Ribeiro
P.S.
Tivemos um companheiro de nome Veloso, agora temos uma seguidora de apelido igual, será família?

sábado, 30 de abril de 2011

E SE A INTERNET COLAPSAR?

Viver a vida sem pressas, a solução, porque existirá sempre um^`amanhã que espera por nós.

Amigos, cá estou para mais umas considerações acerca da vida e da maneira de melhor viver neste Mundo.
As sequelas que me restam dos problemas de visão, deixam-me imenso tempo para pensar e atribuir a erros que se cometem, por completo desconhecimento do nosso próprio corpo. A diabetes faz-me a vida num inferno, com o qual tenho de viver. Pois como estava a dizer, penso muito, talvez demais mas não consigo evitar.
Actualmente e cada vez mais, as nossas vidas estão dependentes desta máquina, da qual me sirvo para chegar até alguns de vós.
Tudo o que faço ou tenho que fazer, encontra-se guardado dentro do computador e só não o utilizo para adormecer e despertar. Mas eu sou apenas um grão de areia, no vasto areal que é o Universo de utilizadores de computadores e Internet. Isto leva-me a pensar o que será o Mundo, quando um sistema como a Internet colapsar!? Quando o meu PC me deixa sozinho, entro imediatamente em ruptura com o normal decorrer do dia. É a tempestade completa! Agora imagino como ficará o Mundo quando este problema acontecer a nível global. Não existe área nenhuma de acção ou actividade que não esteja apoiada nos computadores e Internet?
Quando eu era pequeno e frequentava a escola primária, acontecia nos dias pequenos, ter que estudar à luz de velas e mais tarde candeeiro a petróleo, depois surgiu a electricidade em minha casa. Com Invernos muito rigorosos naquele tempo, era fácil faltar a luz nos  momentos mais inadequados, como de noite e lá havia a necessidade de voltar ao velhinho candeeiro, no entanto já não era a mesma coisa, como antes de aparecer a electricidade. Voltar atrás nunca é como antes pois já andámos para diante. Então como ficaremos? Só o sapateiro, se o houver, não precisará de computador mas de resto, vamos passar todos por grandes dificuldades. É claro que aqueles que desconhecem as novas tecnologias não se darão conta mas acabarão por sofrer as consequências do colapso. Mesmo que um futuro problema se fique a dever a simples erro humano, terá consequências gravíssimas na vida de todos os seres humanos. Agora o fundo do meu pensamento é ainda mais medonho, a sobrevivência das pessoas, onde fica sempre demonstrado, que o ser humano é o mais feroz de todos os seres, mesmo tratando-se da mesma espécie, matamos pelos  motivos mais absurdos. O nosso estado de selvagens está sempre latente em todos nós.
Amanhã será outro dia, tenhamos calma e vamos saber viver o dia a dia sem pressas, saboreando e desfrutando, o que ainda existe de bom neste Mundo frívolo e vaidoso. Não tenhamos pressa de ver chegar o amanhã, porque ele estará cá de certeza!
Virgílio Ribeiro

terça-feira, 19 de abril de 2011

NÃO HÁ COMENTÁRIOS?

Amigos assim não sei se estou a chegar à maltra, comentem ou façam reparos de qualquer ordem. Ficarem calados é que não dá!

COM ESTA CHUVA, MAIS FOGOS.

Fogo ou lume só para um churrasquinho à maneira, não achambem?

Companheiros amigos, mais uma vez venho lembrar-vos que mesmo  tardias, as chuvas de Abril chegam a tempo de ajudar alguns mas de vir a prejudicar muitos. Vem aí mais erva para arder. Com efeito e mais uma vez, chamo a vossa atenção para o facto de muita gente arrecadar lenhas e fenos pretíssimo das habitações, havendo a curta distância a presença de árvores bastante inflamáveis, caso do pinheiro, entre outras. Assim e porque não gosto de saber que se perdem os bens inutilmente, volto a aconselhar-vos a terem o cuidado devido para colocar longe das casas todas as coisas que não sejam essenciais para o dia a dia. A alimentação dos animais deve ser colocada em local fresco e sombrio e as lenhas divididas por diversos locais, de maneira a que em caso de problema, não seja toda consumida pelo azar. Mesmo dividida, deve estar em locais de sombra a se possível contar com uma provisão de água por perto. Não se esqueçam que por muito que os bombeiros queiram, não podem nem conseguem acorrer a tudo e a vida humana estará sempre primeiro. Todos os Invernos chove, portanto há que pensar em acumular água para emergências de Verão. Os telhados das vossas casas encarregam-se de captar essa água, aproveitem-na. Pessoalmente não guardo fenos mas guardo lenhas. Tenho-as arrecadadas `sombra e em frente tenho o reservatório com a chuva caída do Céu,
 para o que der e vier.
Com um abraço forte deste amigo que vos deseja bom trabalho e muito folguedo.
Virgílio

quinta-feira, 14 de abril de 2011

UM SINAL DE ESPERANÇA

As recordações surgem espontaneamente com estas imagens.
Companheiros, espero que estejam todos bem.
Ontem recebi um e-mail com fotos de um rapaz que nos encontrou através do BLOGUE. Foi tal como nós, destacado para a Lumbala-Velha em 1971/73, portanto ainda estivemos com ele uns dias. Vou continuar a falar com ele pois pode ser que através dos seus conhecimentos pode acontecer que tenha sorte ao divulgar os nossos contactos. Pelos vistos já procurava por malta da Lumbala-Velha. Fico satisfeito porque tal como ele, outros nos podem encontrar.
Tive muito gosto em lhe dar a foto do acampamento, já que fez gosto em a ter, tal como também gostei que me tenha enviado 3 fotos bastante originais, pois desconfio que nenhum de nós terá iguais.

sábado, 9 de abril de 2011

VÃO DEMORAR A COLABORAR?

Caros amigos, começo a pensar que apesar do esforço para manter o BLOGUE actualizado, não recebo da vossa parte a ajuda que em princípio esperava. Manter o BLOGUE activo não é difícil, sobretudo se puder contar com a vossa ajuda. Porque é que insisto na vossa ajuda? Porque ao abrir o BLOGUE as pessoas vão perceber pelas datas, a frequência com que se editam as páginas e  se merecem credibilidade ou não. Admitindo que não se escreve nada durante muito tempo, os que o leiam pensarão que ninguém está a ligar ao Blogue, ora o que queremos é que nem que seja um só companheiro, que por sorte chegue até nós, através destas páginas, seja um grande sucesso.

quarta-feira, 30 de março de 2011

OUVIR MÚSICA FAZ BEM .

Onde mora a justiça desta carência?
Oiçam estas músicas, faz bem ao Ego e trazem-nos recordações da juventude. Esta era muito ouvida: Rosinha dos Limões grandes tempos de namoro e outras complicações. Agora que tal lembrar-vos que não tarda muito temos o tempo seco à porta? Pois é e o tempo vai escaceando para limpar os arredores da tua casa e não só. a erva vai para os animais e as lenhas para as arrecadações. O lume não respeita nada nem ninguém. Vai mais uma musiquinha? E que tal esta? CORRIDINHO para todos os algarvios e não só, os outros também dão ao pé. Depois desta que tal `se nos recordarmos das tropelias em que nos envolvíamos em Angola? Pois, uns de uma maneira outros de outra, todos fizemos alguma coisa que não estaria bem dentro do espírito da vida militar mas tropa sem descarriladas não é tropa. Querem ouvir mais esta? CANÇÃO DE LISBOA.  Adeus
mudando de assunto, acabo de ter conhecimento que dentro de 20 anos, espera-se que cerca de mil e quinhentos milhões de pessoas em todo o Planeta, estarão em sérios riscos de extinção, devido a uma deficiência d no abastecimento de água potável.  Depois do que escrevi anteriormente, faltava mais esta notícia como toque de alarme para correr em auxílio de toda esta gente, ameaçada nas suas vidas. Esta gente que já de si exige tão pouco que chega a  sobreviver com aquilo que outros rejeitam. Não é justo, seja onde for, que se desperdice o que a tantos faz falta. A questão da água pode ter a ver com o Planeta em si, já que os estudos indicam que ciclicamente acontecem coisas sem motivo aparente, mas não dar a mão, quando existem riquezas tão mal distribuídas, é um horror.
O que pedem estes povos? Apenas Paz para poderem seguir com as suas vias, eles não pediram para ser colonizados, nem sequer para ser doutrinados pelo Ocidente, querem paz e trabalhar para sua própria subsistência. Andámos a poluir durante um século mas os efeitos mais perniciosos tocaram a esta gente, longe de tudo. Levem água a esta gente, o resto eles encontram mas não os explorem porque eles não são culpados nem participaram na catástrofe que os atinge.
Não podemos ser mais uma vez culpados de uma mortandade a nível mundial!
Ribeiro

quinta-feira, 24 de março de 2011

ACOMPANHEM-ME AMIGOS

Pessoal, enviei  sms a todos mas parece não receberam nada. Mandei o endereço do BLOGUE e nem sequer recebi resposta. Admito que haja quem não esteja virado para estas coisas mas é a maneira mais fácil de contactar e mostrar interesse em reunir. Tenho feito alguns pedidos mas até agora ainda ninguém se chegou à frente. Aqueles que já estão por dentro do esquema podem se fazem favor, ligar para os que consigam, a dar a novidade, pode ser que assim, alguns despertem. Para chegar aos companheiros que possam estar no estrangeiro é mais complicado, pois são poucos e não estão a contar que tenhamos um SITE na NET a procurá-los.
Clica para Saber de nós a partir de qualquer computador, em Portugal ou no estrangeiro. Aqui também são colocados artigos respeitantes à C. CAÇ 4149.
Abraço do Virgílio

domingo, 20 de março de 2011

PÁGINA DA INTERNET

Companheiros, já podemos chegar aos amigos que estejam no estrangeiro, o Google possibilita-nos isso. Espero encontrar malta que por lá anda a governar a vida. Estamos aqui, queres Saber de nós? Contacta-nos.
Abraço do Virgílio

sábado, 19 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DOS 37 ANOS DO REGRESSO DE ANGOLA

 Em
Lista
Encon-
-trados
 Partici-
-pantes
Local
Convívio
 Data de
Realização

Ementa

 116
 78
Tomar
17/3/2012
Entradas
Carnes Frias, Queijo, Enchidos, Pastas, Azeitonas

Sopas

Creme de Legumes

Peixe

Bacalhau assado no forno

Carne

Cabrito assado no forno

 

Sobremesas

Salada de Frutas e Gelado

 

Final de refeição

Café, digestivo, bolo de aniversário e  espumante



Meus bons amigos, podem preparar-se para o próximo CONVÍVIO que como outros já realizados, terá lugar em local escolhido tendo em conta, o espaço interior do restaurante e do parque de estacionamento, além da beleza do sítio. Desta vez a escolha recaiu na Cidade de Tomar na data mais próxima da nossa passagem à 
 “ peluda ” disponibilidade.
Acho para mim, que o tempo passado em Angola, embora tenha sido um grande sacrifício, não foi de maneira alguma complicada. Entre saídas em missão  e caçadas, gozávamos de relativa liberdade. Estacionámos em três locais diferentes nas em todos éramos bastante livres de fazer o que queríamos. Até em Luanda apesar da presença da Polícia Militar, que nunca me saiu ao caminho, tendo só a obrigação de andarmos fardados a rigor. Estou a lembrar-me do episódio de um jantar, salvo erro o primeiro em Angola, em que pedimos frango de churrasco e ignorantes mas convencidos do contrário, besuntámos os frangos com gindungo, mas às macheias, o desespero foi até às lágrimas. Tínhamos pedido sumos individuais nas depressa passámos à litrosa de bierre. Já não me recordo da malta que estava comigo. (acusem-se malta)
Sei que houveram muitos episódios engraçados, ou não, passados com mais malta.

PROCURA-SE


Caros amigos, saúde para todos.
Hoje tenho a pedir-vos o favor de me enviarem uma foto de quando estivemos em Angola, muitos dos nossos companheiros têm, dificuldade em lembra as caras e relacionar com os nomes, ainda que se tenham apresentado no convívio do Luso.
Peso também que me dêem a ajuda possível para localizar os elementos em falta. Qualquer dado pode ser importante, nome, morada, morada antiga ou alcunha. Quem não se lembra do nosso amigo “Pichas” que alguns tratavam por “Barreiro”? ele era do sector das transmissões e sei que andava nos transportes de combustíveis na zona centro. O Cláudio que era condutor auto-rodas, e outros que me escapam, no entanto serão uns 25 ou 30 companheiros.
Como já informei, tenho planeado o convívio para 2012 mas bem em cima da data, 17 de Março em comemoração dos 37 amos de passagem à “Peluda” que se concretizou na manhã do dia 18.
Se por acaso alguns de vós tiver acesso a outras redes sociais, lambem o alerta junto dos vossos conhecimentos, pode ser que vos saia alguma informação ao caminho, por pequena que seja.
do
Virgílio

terça-feira, 8 de março de 2011

Caçada recente.

Esta caçada ficou de memória a todos os que nela participaram. A cadelinha foi a visada pela bicho mas para se distrair, pois ele alcançaria qualquer um dos que estavam em cima das pedras e delas resvalou. Felizmente tudo acabou bem e o animal com a cabela neste estado.
Foi uma boa Prenda para o Comandante Pombeiro
Amigos poor acaso algum de vocês tem uma imagem do Crachá da Companhia? Gostava de a colocar aqui no BLOGUE. 
Dia 12, sábado haverá nova divulgação para tentativa de chamar a atenção dos companheiros ainda por contactar. Entre as 5 e as 7 horas da manhã, na ANTENA 1 da RDP.
Abraço do Virgílio

domingo, 6 de março de 2011

Brinquem o Carnaval até partir.

CONVÍVIO 2012

Cidade de Tomar

Companheiros, já está elaborada a ementa para o próximo convívio, que terá lugar na linda Cidade de TOMAR.
Como sempre o convívio é uma oportunidade para pôr a MEMÓRIA a funcionar. É verdade que não houveram heróis na nossa campanha, nem tal se esperava mas existiram com certeza inúmeros episódios agradáveis que convém recordar, até para que os familiares e amigos possam conhecer o que foram os meses de nossa estadia em terras angolanas.
Amigos, se no primeiro convívio. Em que eu não estive presente, realizado em 2000, se encontraram cerca de 45 de nós, em 2007 no almoço da ERICEIRA, já se conseguiu presenças a rondar as 75 pessoas e no LUSO rondaram as 90 presenças, agora em 2012 vamos fazer de tudo para colocar à mesa, a totalidade dos companheiros. Já tenho mais um amigo contactado via telemóvel, o qual quero presente em TOMAR. Tenho a partir de agora muita fé que com a ajuda da ANTENA 1, consigamos reunir alguns camaradas ainda incontactáveis. Solicitei ajuda ao Sr João Paulo Diniz, que amavelmente tem divulgado através do seu programa radiofónico EMOÇÕES, que surge entre as 05:00 horas e as 07:00 horas nas manhãs de sábado na ANTENA 1. desde já e aqui os meus agradecimentos fervorosos por esta preciosa ajuda.
Voltando portanto à Ementa, quero dizer que na impossibilidade de fazer um tratamento individual de cada conviva e tal como no Luso, vai acontecer; entradas à chegada, 1 sopa, 2 pratos principais, 2 sobremesas, bolo do convívio e espumante. Durante a refeição teremos as bebidas e no final, cafés e digestivos.
Espero neste convívio, vir a contar com convidados que de alguma maneira possam vir a desenvolver qualquer tipo de ajuda, na captação de contactos de companheiros, ainda não encontrados.
Como sempre um abraço amigo do Virgílio

quinta-feira, 3 de março de 2011

OMDE ANDAM ELAS?

Olá caros amigos, cá estou novamente a atormentar-vos.
Passou mais um dia sem a vossa participação. Espero que o BLOGUE de nós todos não venha a ficar sem sequência por desmotivação.
Entretanto vou escrevendo umas coisas.

Sabem que tenho andado por aqui, os dias estão bonitos e aproveito para colocar algumas coisas nos devidos lugares e a fazer horta. Pois bem, acontece que existem, dentro disto meu uns alecrins, que estando em flor, deviam nesta altura serem muito visitadas por abelhas. É certo que os enxames novos vão sair este mês, mas as velhas deviam estar já a laborar, pois acontece que se não fosse o vento e alguns abelhões, não haveriam favas. Os damasqueiros e pessegueiros também estão em flor, espero que as abelhinhas voltem depressa.
Durante este mês vou colocar a rega gota a gota para poupar a água que armazenei da chuva.
Depois de tanto tempo a ter que ceifar pastos, então não é que me armei em valente e fui ceifar sem luvas de protecção? Pois e lá se foi um bife do pulgar esquerdo. Quem me manda a mim pensar que era bom nisto?
Mas o que de facto me está a preocupar é a ausência das desejadas abelhas. Fazem falta, até como barómetro do tempo, além do saboroso mel que produz, sem custos para os apicultores.
Podem avisar-me se por aí aparecerem. Quem já por cá andam são as andorinhas.
Até breve, amigos

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Companeiros, a divulgação da nossa mensagem para tentar reunir os nossos camaradas vai para o ar no dia 5 de Março entre as 5 e as 7 horas da manhã, na ANTENA 1, programa EMOÇÕES de João Paulo Diniz. oiçam o programa, vale a pena!

COMO FORMIGUINHAS

Hoje e aqui moram as saudades

Faz saudades mas eu ainda tenho este privilégio, comer pão caseiro de facto, e não de padaria.

Amigos,
finalmente estou quase a terminar a tarefa de guardar a lenha deste ano, longe de possíveis fogos, pelo menos assim o espero. Agora é a vez de guardar fenos do campo. Como todos sabem, os fenos podem e devem ser arrecadados antes dos estios, de preferencia onde nem sequer haja electricidade instalada ou outra. A erva que não é guardada serve para compustagem, vai dar um belo substrato natural, com o qual vou fazer boa horta.
Continuo à espera de ideias para ajudar a compor o BLOGUE. Vamos lá pessoal isto é de todos!
Camaradas, já enviei o meu contacto para dois programas de rádio da ANTENA 1. vamos lá ver se a malta dorme pouco e ouve rádio. Estou com fé de que alguns oiçam esta rádio entre as 5 horas e as 7 horas da manhã, porque tratam-se de programas de muita audiência. Claro que para os que já são parte do grupo contactável, estamos bem, para os que faltam é que gostava imenso de os trazer para o seio do grupo a que pertencem. Por hoje termino, com muita pena de ainda não ter recebido um único texto vosso, para publicação.
Um abraço do Virgílio

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESTAMOS SEMPRE EM CONSTRUÇÃO

Precisamos da tua colaboração, junta-te a nós

PUXEM PELA MEMORIA

Isto foi só um buraquinho

Pois bem amigos, hoje vou pedir aos que já conseguem entrar no Blogue, que estamos com os contactos de cerca de 80 camaradas, portanto faltam-nos cerca de 35 para estarmos todos. Como ainda são muitos os que não têm ou não sabem trabalhar com meios informáticos, vou passar a outra fase de procura. Aos sábados, das 5 horas às 7 horas da manhã, vai para o ar na rádio ANTENA 1 um programa de música nacional, pela voz do sr  João Paulo Diniz, que divulga os eventos relacionados com antigos militares. Vou portanto fazer o pedido para tentar encontrar os restantes camaradas.
Hoje falei com o nosso amigo Antéro e ele lembrou-me do nosso camarada Diniz, que se juntou a nós já na Lumbala Velha. O moço era branco mas oriundo da Gabela, segundo a informação que tenho. Se por acaso alguém tiver conhecimento do rapaz, já sabe que pode avisar para os contactos que constam no Blogue.
Vocês devem lembrar-se do “Pichas”. Era espectacular se o conseguíssemos encontrar. Há uns tempos ele andava a transportar combustíveis, salvo erro para a BP. Se algum de vós se lembrar do nome daquele maluco, por favor diga-me porque não contava da lista que nos foi dada no fim da campanha em Angola. Outro moço que devíamos encontrar é o Barros, ele é de Bragança mas não o encontro. O Rodrigues do armamento será que tem notícias dele?
Por acaso alguém trouxe fotos da Quibala? Eu não trouxe, estava a bem dizer sozinho na messe de sargentos e nunca me lembrei disso. Quem as tiver e que se reconheça o local, mande cópias para colocar aqui e mandem textos com episódios de Angola passados convosco. Pode ser engraçado, ao fim de tanto tempo recordar algumas coisas.
_ o episódio mais relevante de que tenho memória foi o desnfianço com o furriel Claro para Moçâmedes, até à praia. Diga-se que não estava ninguém nas praia durante os dias que lá estivemos, foi uma grande desilusão. Felizmente a mota que o camarada tinha adquirido, nunca deu problemas, foi só andar.
Para o amigo Francisco Rodrigues (1º cabo do armamento) abraço saudoso e cumprimentos para a esposa e filhos, e um beijinho para a netinha.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

REFORMA III

É para matar, matar a fome


Transcrevo aqui um e-mail recebido hoje , enviado por uma leitora do BLOGUE MEMORIA em resposta ao texto dobre REFORMA, qu7e escrevi . Prestem atenção porque este é o País de que falei!

CONFISSÃO DE UM PROFESSOR... ESTA DÓI A LER!!!!!!!!!!

A POBREZA  ENVERGONHADA PODE ESTAR AO NOSSO LADO!...ENQUANTO ALGUNS GASTAM À TRIPA FORRA O QUE PERTENCE AO POVO!...

NÃO FIQUE CALADO, SINTA-SE ANTES INDIGNADO, E FALE, SE CALHAR AO SEU LADO EXISTE  ALGO IDÊNTICO, ABRA OS OLHOS E FALE...

O Diário do Professor Arnaldo - A fome nas escolas

Publicado em 19 de Novembro de 2010 por Arnaldo Antunes

Ontem, uma mãe lavada em lágrimas veio ter comigo à porta da escola. Que não tinha um tostão em casa, ela e o marido estão desempregados e, até ao fim do mês, tem 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para dar aos dois filhos.

Acontece que o mais velho é meu aluno. Anda no 7.º ano, tem 12 anos mas, pela estrutura física, dir-se-ia que não tem mais de 10. Como é óbvio, fiquei chocado.
Ainda lhe disse que não sou o Director de Turma do miúdo e que não podia  fazer nada, a não ser alertar quem de direito, mas ela também não queria nada a não ser desabafar.

De vez em quando, dão-lhe dois ou três pães na padaria lá da beira, que ela distribui conforme pode para que os miúdos não vão de estômago vazio para a escola. Quando está completamente desesperada, como nos últimos dias, ganha coragem e recorre à instituição daqui da vila - oferecem refeições quentes aos mais necessitados. De resto, não conta a ninguém a situação em que vive, nem mesmo aos vizinhos, porque tem vergonha. Se existe pobreza envergonhada, aqui está ela em toda a sua plenitude.

Sabe que pode contar com a escola. Os miúdos têm ambos Escalão A, porque o desemprego já se  prolonga há mais de um ano (quem quer duas pessoas com 45 anos de idade e habilitações ao nível da 4ª classe?). Dão-lhes o pequeno-almoço na escola e dão-lhes o almoço e o lanche.
O pior é à noite e sobretudo ao fim-de-semana. Quantas vezes aquelas duas crianças foram para a cama com meio copo de leite no estômago, misturado com o sal das suas lágrimas...
Sem saber o que dizer, segurei-a pela mão e meti-lhe 10 euros no bolso. Começou por recusar, mas aceitou emocionada. Despediu-se a chorar, dizendo que tinha vindo ter comigo apenas por causa da mensagem que eu enviara na caderneta.

Onde eu dizia, de forma dura, que «o seu educando não está minimamente concentrado nas aulas e, não raras vezes, deita a cabeça no tampo da mesma como se estivesse a dormir».
Aí, já não respondi. Senti-me culpado. Muito culpado por nunca ter reparado nesta situação dramática.
Mas com 8 turmas e quase 200 alunos, como podia ter reparado?

 
É este o Portugal de sucesso dos nossos governantes. É este o Portugal dos nossos filhos.
É este o Portugal de sucesso e orgulho do Sócrates!!!!

Divulguem e não se cansem de divulgar por esse mundo fora... Não se calem... Pode ser que chegue à assembleia da República das Bananas!

 
Perguntem ao Sócrates e aos Boys se têm passado muita fome e quem é que lhes paga a gasolina e os fatos comprados em Nova Iorque!
 
Ainda há professores que não fizeram greve! Eu fiz e faço já outra se for preciso!
Abraço amigo para toros do Virgílio

REFORMA II



Parte II
Camaradas amigos, algumas coisas que escrevo podem parecer política mas não o são como devem perceber. Trata-se apenas de fazer ouvir os meus gritos de revolta, que aliás serão porventura os vossos.  A política como meio de vida não é para mim. De qualquer maneira todos os nossos actos e atitudes são políticos. Viver em sociedade já é política!
Leva-se isto e dizer que se apontar o que me faz doer é política, então eu sou um político ferrenho, pois estou e acho que estamos todos, a viver um verdadeiro pesadelo e o que mais dói é que  não tem fim, mesmo de olhos bem abertos só consigo ver mais do mesmo.
Já se fala por aqui de novos aumentos, pior, aumentos no pão, nada menos que 10%, admite-se? Para consumo fazemos o nosso pão e aqueles que não podem ou não sabem? Sejamos sinceros, um pão caseiro mas do padeiro custa 1,70 €, ora em casa o pão para a semana custa apenas 1,32 €. Como é que podem os velhotes viver? Mas para os mais novos também não está melhor.
Ao combustíveis estão como estão e ninguém sabe pôr preto no branco, como é que se chega a estes preços. Eu pelo menos ainda não percebi. Ou melhor, eu percebo, a parte do Monstro (estado) é levada à percentagem, portanto quanto mais caro ficar ...
Agora entrou na moda o IVA sobre as taxas, parece que é legal, o que já não é legal é o tacho do estado não ter fundo. Todos os ingredientes que lá entram desaparecem, não por artes mágicas mas por incompetência. Quero ir frequentar a escola onde o 1º ministro e o ministro das finanças estudaram.  
Abraço do Virgílio e Excelente Semana.

sábado, 19 de fevereiro de 2011




Participação, solicita-se.

REFORMA

Caros amigos para alguns de nós a Reforma já chegou. Acontece que também para alguns, o facto de se terem reformado levou a que se t6enham entregue a uma vida parada, ora o que lhes quero dizer é que não se entreguem. É certo que muitos não terão muita facilidade em contrariar isto mas há sempre um jeito de dar a volta por cima e encontrar interesses novos. Vejam o meu exemplo, embora não pretenda sê-lo para ninguém, mas ainda há três semanas fui submetido a uma intervenção aos dois olhos e no dia seguinte já estava a construir o nosso BLOGUE. Ontem fui ao médico para ser visto. Fui a conduzir, sozinho para ambos os lados e ainda fui buscar o meu filho ao trabalho. Não tem sido fácil, mas não tenho de parar, não é verdade?
Pois o que aqui quero pedir é que não se deixem ir no embalo de agora só terem que gastar a reforma e não fazerem nada, não, isso é entregar o dinheiro mais depressa à Segurança Social. Tratem é de viver a vidinha sempre a tratar do que já tratavam e mais, passar a dar mais atenção a vocês e à família.
Quantos de nós terão tido oportunidade de passear com a esposa ou com os filhos? E com os tesouros que são os netinhos? Então porque esperam? Vamos para a rua, ensinar os netos e mostrar-lhes que mais valioso que o conhecimento, não há!
Aprender com os avós é coisa que nunca se esquece ao longo da vida!
E já pensaram em todas as coisas que podiam ter feito e não fizeram? Então do que é que estão à espera?
Dias e dias sem sair de casa, não prolonga a vida, antes pelo contrário. Há que arejar a cabeça e dar ar novo ao cérebro. Já chegam os dias de chuva para nos prender em casa.
Espero e desejo que saibam viver as vossas reformas com alegria e sabedoria!? Já agora, pensem em ler e contar histórias aos vossos netinhos, eles adoram!

(Amigos coloquei aqui no Blogue os vossos contactos, mas fui alertado pelo João Figueiredo “furriel” para o perigo de tal revelação pública, então resolvi retirar a lista e anunciar a lista de nomes e se alguém pretender um contacto, que me peça pelos meios de que dispõem. Obrigado)

Com um abraço forte do Virgílio para todos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TEMPORAL



Pois é meus amigos, o temporal que assola Portugal desde esta noite, está a dar muito que fazer. Ontem eu alertei para o facto de estar a chover demais, e que tanta água vai fazer crescer muito mais o mato e o feno nos campos. Atentem portanto a esse problema, colham estas matérias e aproveitem-nas..
No que respeita à chuva em si mesma, é preciso actuar depressa sobre os escoamentos perto das habitações e nos campos propícios a erosão. Quantas mais valas de escoamento tiverem, melhor. Se por acaso tiverem algum telheiro em chapas de zinco não se esqueçam de as verificar porque o vento pode arrancá-las. Para evitar tal ocorrência, passem travessões de madeira sobre essas chapas para ajudar a estabilizar a posição delas com recurso a cordame. O tempo não está para brincadeira. Outra coisa, não se aproximem das margens de rios e ribeiras, o chão pode soltar-se e esbarrarem para dentro da corrente de água. Nunca devemos facilitar a vida aos contratempos, mas há que dar soluções antes dos acontecimentos.
Do meu lado tenho estado debaixo de telhas a separar e guardar lenhas por calibre. Facilita a escolha na hora de gastar!

Mais aniversários;
o nosso amigo Ramalho (padeiro) nasceu a 28-07-1952 e a esposa a 14-04-1952

TEMPORAL

Pois é meus amigos, o temporal que assola Portugal desde esta noite, está a dar muito que fazer. Ontem eu alertei para o facto de estar a chover demais, e que tanta água vai fazer crescer muito mais o mato e o feno nos campos. Atentem portanto a esse problema, colham estas matérias e aproveitem-nas..
No que respeita à chuva em si mesma, é preciso actuar depressa sobre os escoamentos perto das habitações e nos campos propícios a erosão. Quantas mais valas de escoamento tiverem, melhor. Se por acaso tiverem algum telheiro em chapas de zinco não se esqueçam de as verificar porque o vento pode arrancá-las. Para evitar tal ocorrência, passem travessões de madeira sobre essas chapas para ajudar a estabilizar a posição delas com recurso a cordame. O tempo não está para brincadeira. Outra coisa, não se aproximem das margens de rios e ribeiras, o chão pode soltar-se e esbarrarem para dentro da corrente de água. Nunca devemos facilitar a vida aos contratempos, mas há que dar soluções antes dos acontecimentos.
Do meu lado tenho estado debaixo de telhas a separar e guardar lenhas por calibre. Facilita a escolha na hora de gastar!

Mais aniversários;
O nosso amigo Ramalho (padeiro) nasceu a 28-07-1952 e a esposa a 14-04-1952

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

INCÊNDIOS



Olá amigos.
Hoje quero alertar-vos para a ocorrência destas chuvadas, que vão dar origem a muito mato e ervaçal.. Como devem saber, a acumulação de mato e erva seca, junto a habitações é fatal para originar incêndios. Para evitar problemas devem começar desde já arrecadar lenhas longe das casas e barracões. Todos os anos acontecem desgraças materiais e bastas vezes humanas, então porque esperas? Mãos à obra para não teres sobressaltos no Estio e olha que o Verão está quase aí.
Se a erva inunda as tuas terras derruba-a antes que ela te derrube a ti. A minha lenha está toda arrecadada, debaixo de telha mas longe da habitação. As canalizações estão enterradas 40cm debaixo do solo e tenho água a todo o comprimento do terreno. Estou prevenido também com um tanque de 10 m3 de água recolhida da chuva, com que rego as árvores e a horta caseira. Portanto acho que estou em condições de atalhar algum infortúnio. Espero que tenhas atenção desde já ao teu património.
Eu sei que ainda só meia dúzia de companheiros têm acesso ao site, mas aqui fica a chamada de atenção. Está na hora de aproveitar a ajuda do bom amigo que está em cima na foto. A erva e o mato, cortados antes de secarem naturalmente, são bom alimento para os animais e excelente cama para os mesmos. Aproveitem!
Abraço do vosso amigo.
Virgílio Ribeiro

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ANIVERSARIOS
Amigos hoje lembrei-me que ainda não vos pedi para me mandarem as datas de aniversário, vossas e dos familiares mais próximos, assim como o primeiro nome dos aniversariantes. 
+
Camaradas, logo a seguir ao nascimento deste Blogue imaginei que poderíamos ter aqui um motivo para celebrar a nossa ida para África e o respectivo retorno. Pois bem, no que me toca eu sinto isso, espero que também vocês sintam o mesmo, a ponto de ao menos fazerem e escreverem comentários. Tornem-se “SEGUIDORES “ e coloquem lá uma foto. Só ver o Blogue é bom mas é pouco, temos de nos empenhar e colaborar, para que o autor não desanime. Sei muitos não têm computador ou nem sequer têm paciência para andar às voltas com computação mas há sempre os filhos ou os netos, que até já nascem a saber disto e que podem dar uma ajuda. O essencial é participar!
Já agora, o meu nascimento ocorreu a 13-07-1950. o  do Antero Garcia (1º cabo mecânico) ocorreu a 11-08-1951.
Ficamos todos à espera da vossa coragem para participar.
78
Anuncio que já estou a trabalhar para o próximo convívio, ainda não sei onde vai ser mas penso que poderá acontecer em 2012, por ocasião do aniversário do nosso regresso de Angola. Acham bem a ideia?
É claro que terei de confirmar tudo até um mês antes da data.
Fiquem bem amigos.
Virgílio Ribeiro

domingo, 13 de fevereiro de 2011

 mostrem isto aos amigos e família,
nós
FOMOS VENCEMOS E VOLTÁMOS
Lembram-se?
VAI, VENCE E VOLTA

No próximo convívio queremos mais familiares presentes
esposas, filhos, netos, todos para que seja uma autêntica Festa

A malta que compareceu no Luso deve estar de peito inchado, pelo menos os que estão nas fotos,
2007 foi o ano do reencontro, para os que  desejavam encontrar-se. Afinal passamos tão depressa pela vida que merece a pena estarmos em contacto e sermos amigos, ainda que a distância nos afaste. Os convívios são a parte mais vivível da amizade, mas esta forma de estar contactavel também ajuda a memória a rebuscar coisas esquecidas no fundo do baú do esquecimento. Vejam-se as caras felizes expostas nesta fotos. com barbas, sem barbas, com bigodes, sem bigodes, citadinos ou rurais, todos nos apresentaos orgulhosos por nos encontrarmos. É muito bonito, pena que os ausentes não se tenhal deslocado ao Luso!

TRADIÇÕES

A minha actividade

Amigos cada um de nós tem ou teve uma actividade. O meu pedido é que contem por e-mail o que era ou se puderem mandem uma ou duas fotos para se perceber o trabalho.
Com certeza que existem na tua região motivos de interesse para uma visita. Descreve para o BLOGUE os melhores motivos para uma deslocação à tua região. Caso tenhas fotos, manda para serem colocadas também.
Existem datas que merecem ser lembradas todos os anos, então vamos colocá-las para todos recordarem.
 Também existem recordações no que respeita aos antigos costumes das nossas terras, como por exempla as vindimas e a feitura dos vinhos.
Jogos tradicionais que foram esquecidos e já só permanecem nas nossas memórias,
A nossa oralidade também varia de região para região e uma coisa que tem um significado aqui, não o tem além. Conta-nos tudo amigo,
Para fazer chegar isto tudo há que utilizar o e-mail ou a morada.
Virgílio Ribeiro
Rua Principal 21 – Barreiras
2550-441 Cadaval
virgilioribeiro.wcm@gmail.com marcoribeiro420@hotmail.com