CRACHÁ da C. Caç. 4149/73

CRACHÁ da C. Caç. 4149/73
Lema da missão.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Companeiros, a divulgação da nossa mensagem para tentar reunir os nossos camaradas vai para o ar no dia 5 de Março entre as 5 e as 7 horas da manhã, na ANTENA 1, programa EMOÇÕES de João Paulo Diniz. oiçam o programa, vale a pena!

COMO FORMIGUINHAS

Hoje e aqui moram as saudades

Faz saudades mas eu ainda tenho este privilégio, comer pão caseiro de facto, e não de padaria.

Amigos,
finalmente estou quase a terminar a tarefa de guardar a lenha deste ano, longe de possíveis fogos, pelo menos assim o espero. Agora é a vez de guardar fenos do campo. Como todos sabem, os fenos podem e devem ser arrecadados antes dos estios, de preferencia onde nem sequer haja electricidade instalada ou outra. A erva que não é guardada serve para compustagem, vai dar um belo substrato natural, com o qual vou fazer boa horta.
Continuo à espera de ideias para ajudar a compor o BLOGUE. Vamos lá pessoal isto é de todos!
Camaradas, já enviei o meu contacto para dois programas de rádio da ANTENA 1. vamos lá ver se a malta dorme pouco e ouve rádio. Estou com fé de que alguns oiçam esta rádio entre as 5 horas e as 7 horas da manhã, porque tratam-se de programas de muita audiência. Claro que para os que já são parte do grupo contactável, estamos bem, para os que faltam é que gostava imenso de os trazer para o seio do grupo a que pertencem. Por hoje termino, com muita pena de ainda não ter recebido um único texto vosso, para publicação.
Um abraço do Virgílio

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESTAMOS SEMPRE EM CONSTRUÇÃO

Precisamos da tua colaboração, junta-te a nós

PUXEM PELA MEMORIA

Isto foi só um buraquinho

Pois bem amigos, hoje vou pedir aos que já conseguem entrar no Blogue, que estamos com os contactos de cerca de 80 camaradas, portanto faltam-nos cerca de 35 para estarmos todos. Como ainda são muitos os que não têm ou não sabem trabalhar com meios informáticos, vou passar a outra fase de procura. Aos sábados, das 5 horas às 7 horas da manhã, vai para o ar na rádio ANTENA 1 um programa de música nacional, pela voz do sr  João Paulo Diniz, que divulga os eventos relacionados com antigos militares. Vou portanto fazer o pedido para tentar encontrar os restantes camaradas.
Hoje falei com o nosso amigo Antéro e ele lembrou-me do nosso camarada Diniz, que se juntou a nós já na Lumbala Velha. O moço era branco mas oriundo da Gabela, segundo a informação que tenho. Se por acaso alguém tiver conhecimento do rapaz, já sabe que pode avisar para os contactos que constam no Blogue.
Vocês devem lembrar-se do “Pichas”. Era espectacular se o conseguíssemos encontrar. Há uns tempos ele andava a transportar combustíveis, salvo erro para a BP. Se algum de vós se lembrar do nome daquele maluco, por favor diga-me porque não contava da lista que nos foi dada no fim da campanha em Angola. Outro moço que devíamos encontrar é o Barros, ele é de Bragança mas não o encontro. O Rodrigues do armamento será que tem notícias dele?
Por acaso alguém trouxe fotos da Quibala? Eu não trouxe, estava a bem dizer sozinho na messe de sargentos e nunca me lembrei disso. Quem as tiver e que se reconheça o local, mande cópias para colocar aqui e mandem textos com episódios de Angola passados convosco. Pode ser engraçado, ao fim de tanto tempo recordar algumas coisas.
_ o episódio mais relevante de que tenho memória foi o desnfianço com o furriel Claro para Moçâmedes, até à praia. Diga-se que não estava ninguém nas praia durante os dias que lá estivemos, foi uma grande desilusão. Felizmente a mota que o camarada tinha adquirido, nunca deu problemas, foi só andar.
Para o amigo Francisco Rodrigues (1º cabo do armamento) abraço saudoso e cumprimentos para a esposa e filhos, e um beijinho para a netinha.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

REFORMA III

É para matar, matar a fome


Transcrevo aqui um e-mail recebido hoje , enviado por uma leitora do BLOGUE MEMORIA em resposta ao texto dobre REFORMA, qu7e escrevi . Prestem atenção porque este é o País de que falei!

CONFISSÃO DE UM PROFESSOR... ESTA DÓI A LER!!!!!!!!!!

A POBREZA  ENVERGONHADA PODE ESTAR AO NOSSO LADO!...ENQUANTO ALGUNS GASTAM À TRIPA FORRA O QUE PERTENCE AO POVO!...

NÃO FIQUE CALADO, SINTA-SE ANTES INDIGNADO, E FALE, SE CALHAR AO SEU LADO EXISTE  ALGO IDÊNTICO, ABRA OS OLHOS E FALE...

O Diário do Professor Arnaldo - A fome nas escolas

Publicado em 19 de Novembro de 2010 por Arnaldo Antunes

Ontem, uma mãe lavada em lágrimas veio ter comigo à porta da escola. Que não tinha um tostão em casa, ela e o marido estão desempregados e, até ao fim do mês, tem 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para dar aos dois filhos.

Acontece que o mais velho é meu aluno. Anda no 7.º ano, tem 12 anos mas, pela estrutura física, dir-se-ia que não tem mais de 10. Como é óbvio, fiquei chocado.
Ainda lhe disse que não sou o Director de Turma do miúdo e que não podia  fazer nada, a não ser alertar quem de direito, mas ela também não queria nada a não ser desabafar.

De vez em quando, dão-lhe dois ou três pães na padaria lá da beira, que ela distribui conforme pode para que os miúdos não vão de estômago vazio para a escola. Quando está completamente desesperada, como nos últimos dias, ganha coragem e recorre à instituição daqui da vila - oferecem refeições quentes aos mais necessitados. De resto, não conta a ninguém a situação em que vive, nem mesmo aos vizinhos, porque tem vergonha. Se existe pobreza envergonhada, aqui está ela em toda a sua plenitude.

Sabe que pode contar com a escola. Os miúdos têm ambos Escalão A, porque o desemprego já se  prolonga há mais de um ano (quem quer duas pessoas com 45 anos de idade e habilitações ao nível da 4ª classe?). Dão-lhes o pequeno-almoço na escola e dão-lhes o almoço e o lanche.
O pior é à noite e sobretudo ao fim-de-semana. Quantas vezes aquelas duas crianças foram para a cama com meio copo de leite no estômago, misturado com o sal das suas lágrimas...
Sem saber o que dizer, segurei-a pela mão e meti-lhe 10 euros no bolso. Começou por recusar, mas aceitou emocionada. Despediu-se a chorar, dizendo que tinha vindo ter comigo apenas por causa da mensagem que eu enviara na caderneta.

Onde eu dizia, de forma dura, que «o seu educando não está minimamente concentrado nas aulas e, não raras vezes, deita a cabeça no tampo da mesma como se estivesse a dormir».
Aí, já não respondi. Senti-me culpado. Muito culpado por nunca ter reparado nesta situação dramática.
Mas com 8 turmas e quase 200 alunos, como podia ter reparado?

 
É este o Portugal de sucesso dos nossos governantes. É este o Portugal dos nossos filhos.
É este o Portugal de sucesso e orgulho do Sócrates!!!!

Divulguem e não se cansem de divulgar por esse mundo fora... Não se calem... Pode ser que chegue à assembleia da República das Bananas!

 
Perguntem ao Sócrates e aos Boys se têm passado muita fome e quem é que lhes paga a gasolina e os fatos comprados em Nova Iorque!
 
Ainda há professores que não fizeram greve! Eu fiz e faço já outra se for preciso!
Abraço amigo para toros do Virgílio

REFORMA II



Parte II
Camaradas amigos, algumas coisas que escrevo podem parecer política mas não o são como devem perceber. Trata-se apenas de fazer ouvir os meus gritos de revolta, que aliás serão porventura os vossos.  A política como meio de vida não é para mim. De qualquer maneira todos os nossos actos e atitudes são políticos. Viver em sociedade já é política!
Leva-se isto e dizer que se apontar o que me faz doer é política, então eu sou um político ferrenho, pois estou e acho que estamos todos, a viver um verdadeiro pesadelo e o que mais dói é que  não tem fim, mesmo de olhos bem abertos só consigo ver mais do mesmo.
Já se fala por aqui de novos aumentos, pior, aumentos no pão, nada menos que 10%, admite-se? Para consumo fazemos o nosso pão e aqueles que não podem ou não sabem? Sejamos sinceros, um pão caseiro mas do padeiro custa 1,70 €, ora em casa o pão para a semana custa apenas 1,32 €. Como é que podem os velhotes viver? Mas para os mais novos também não está melhor.
Ao combustíveis estão como estão e ninguém sabe pôr preto no branco, como é que se chega a estes preços. Eu pelo menos ainda não percebi. Ou melhor, eu percebo, a parte do Monstro (estado) é levada à percentagem, portanto quanto mais caro ficar ...
Agora entrou na moda o IVA sobre as taxas, parece que é legal, o que já não é legal é o tacho do estado não ter fundo. Todos os ingredientes que lá entram desaparecem, não por artes mágicas mas por incompetência. Quero ir frequentar a escola onde o 1º ministro e o ministro das finanças estudaram.  
Abraço do Virgílio e Excelente Semana.

sábado, 19 de fevereiro de 2011




Participação, solicita-se.

REFORMA

Caros amigos para alguns de nós a Reforma já chegou. Acontece que também para alguns, o facto de se terem reformado levou a que se t6enham entregue a uma vida parada, ora o que lhes quero dizer é que não se entreguem. É certo que muitos não terão muita facilidade em contrariar isto mas há sempre um jeito de dar a volta por cima e encontrar interesses novos. Vejam o meu exemplo, embora não pretenda sê-lo para ninguém, mas ainda há três semanas fui submetido a uma intervenção aos dois olhos e no dia seguinte já estava a construir o nosso BLOGUE. Ontem fui ao médico para ser visto. Fui a conduzir, sozinho para ambos os lados e ainda fui buscar o meu filho ao trabalho. Não tem sido fácil, mas não tenho de parar, não é verdade?
Pois o que aqui quero pedir é que não se deixem ir no embalo de agora só terem que gastar a reforma e não fazerem nada, não, isso é entregar o dinheiro mais depressa à Segurança Social. Tratem é de viver a vidinha sempre a tratar do que já tratavam e mais, passar a dar mais atenção a vocês e à família.
Quantos de nós terão tido oportunidade de passear com a esposa ou com os filhos? E com os tesouros que são os netinhos? Então porque esperam? Vamos para a rua, ensinar os netos e mostrar-lhes que mais valioso que o conhecimento, não há!
Aprender com os avós é coisa que nunca se esquece ao longo da vida!
E já pensaram em todas as coisas que podiam ter feito e não fizeram? Então do que é que estão à espera?
Dias e dias sem sair de casa, não prolonga a vida, antes pelo contrário. Há que arejar a cabeça e dar ar novo ao cérebro. Já chegam os dias de chuva para nos prender em casa.
Espero e desejo que saibam viver as vossas reformas com alegria e sabedoria!? Já agora, pensem em ler e contar histórias aos vossos netinhos, eles adoram!

(Amigos coloquei aqui no Blogue os vossos contactos, mas fui alertado pelo João Figueiredo “furriel” para o perigo de tal revelação pública, então resolvi retirar a lista e anunciar a lista de nomes e se alguém pretender um contacto, que me peça pelos meios de que dispõem. Obrigado)

Com um abraço forte do Virgílio para todos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TEMPORAL



Pois é meus amigos, o temporal que assola Portugal desde esta noite, está a dar muito que fazer. Ontem eu alertei para o facto de estar a chover demais, e que tanta água vai fazer crescer muito mais o mato e o feno nos campos. Atentem portanto a esse problema, colham estas matérias e aproveitem-nas..
No que respeita à chuva em si mesma, é preciso actuar depressa sobre os escoamentos perto das habitações e nos campos propícios a erosão. Quantas mais valas de escoamento tiverem, melhor. Se por acaso tiverem algum telheiro em chapas de zinco não se esqueçam de as verificar porque o vento pode arrancá-las. Para evitar tal ocorrência, passem travessões de madeira sobre essas chapas para ajudar a estabilizar a posição delas com recurso a cordame. O tempo não está para brincadeira. Outra coisa, não se aproximem das margens de rios e ribeiras, o chão pode soltar-se e esbarrarem para dentro da corrente de água. Nunca devemos facilitar a vida aos contratempos, mas há que dar soluções antes dos acontecimentos.
Do meu lado tenho estado debaixo de telhas a separar e guardar lenhas por calibre. Facilita a escolha na hora de gastar!

Mais aniversários;
o nosso amigo Ramalho (padeiro) nasceu a 28-07-1952 e a esposa a 14-04-1952

TEMPORAL

Pois é meus amigos, o temporal que assola Portugal desde esta noite, está a dar muito que fazer. Ontem eu alertei para o facto de estar a chover demais, e que tanta água vai fazer crescer muito mais o mato e o feno nos campos. Atentem portanto a esse problema, colham estas matérias e aproveitem-nas..
No que respeita à chuva em si mesma, é preciso actuar depressa sobre os escoamentos perto das habitações e nos campos propícios a erosão. Quantas mais valas de escoamento tiverem, melhor. Se por acaso tiverem algum telheiro em chapas de zinco não se esqueçam de as verificar porque o vento pode arrancá-las. Para evitar tal ocorrência, passem travessões de madeira sobre essas chapas para ajudar a estabilizar a posição delas com recurso a cordame. O tempo não está para brincadeira. Outra coisa, não se aproximem das margens de rios e ribeiras, o chão pode soltar-se e esbarrarem para dentro da corrente de água. Nunca devemos facilitar a vida aos contratempos, mas há que dar soluções antes dos acontecimentos.
Do meu lado tenho estado debaixo de telhas a separar e guardar lenhas por calibre. Facilita a escolha na hora de gastar!

Mais aniversários;
O nosso amigo Ramalho (padeiro) nasceu a 28-07-1952 e a esposa a 14-04-1952

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

INCÊNDIOS



Olá amigos.
Hoje quero alertar-vos para a ocorrência destas chuvadas, que vão dar origem a muito mato e ervaçal.. Como devem saber, a acumulação de mato e erva seca, junto a habitações é fatal para originar incêndios. Para evitar problemas devem começar desde já arrecadar lenhas longe das casas e barracões. Todos os anos acontecem desgraças materiais e bastas vezes humanas, então porque esperas? Mãos à obra para não teres sobressaltos no Estio e olha que o Verão está quase aí.
Se a erva inunda as tuas terras derruba-a antes que ela te derrube a ti. A minha lenha está toda arrecadada, debaixo de telha mas longe da habitação. As canalizações estão enterradas 40cm debaixo do solo e tenho água a todo o comprimento do terreno. Estou prevenido também com um tanque de 10 m3 de água recolhida da chuva, com que rego as árvores e a horta caseira. Portanto acho que estou em condições de atalhar algum infortúnio. Espero que tenhas atenção desde já ao teu património.
Eu sei que ainda só meia dúzia de companheiros têm acesso ao site, mas aqui fica a chamada de atenção. Está na hora de aproveitar a ajuda do bom amigo que está em cima na foto. A erva e o mato, cortados antes de secarem naturalmente, são bom alimento para os animais e excelente cama para os mesmos. Aproveitem!
Abraço do vosso amigo.
Virgílio Ribeiro

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ANIVERSARIOS
Amigos hoje lembrei-me que ainda não vos pedi para me mandarem as datas de aniversário, vossas e dos familiares mais próximos, assim como o primeiro nome dos aniversariantes. 
+
Camaradas, logo a seguir ao nascimento deste Blogue imaginei que poderíamos ter aqui um motivo para celebrar a nossa ida para África e o respectivo retorno. Pois bem, no que me toca eu sinto isso, espero que também vocês sintam o mesmo, a ponto de ao menos fazerem e escreverem comentários. Tornem-se “SEGUIDORES “ e coloquem lá uma foto. Só ver o Blogue é bom mas é pouco, temos de nos empenhar e colaborar, para que o autor não desanime. Sei muitos não têm computador ou nem sequer têm paciência para andar às voltas com computação mas há sempre os filhos ou os netos, que até já nascem a saber disto e que podem dar uma ajuda. O essencial é participar!
Já agora, o meu nascimento ocorreu a 13-07-1950. o  do Antero Garcia (1º cabo mecânico) ocorreu a 11-08-1951.
Ficamos todos à espera da vossa coragem para participar.
78
Anuncio que já estou a trabalhar para o próximo convívio, ainda não sei onde vai ser mas penso que poderá acontecer em 2012, por ocasião do aniversário do nosso regresso de Angola. Acham bem a ideia?
É claro que terei de confirmar tudo até um mês antes da data.
Fiquem bem amigos.
Virgílio Ribeiro

domingo, 13 de fevereiro de 2011

 mostrem isto aos amigos e família,
nós
FOMOS VENCEMOS E VOLTÁMOS
Lembram-se?
VAI, VENCE E VOLTA

No próximo convívio queremos mais familiares presentes
esposas, filhos, netos, todos para que seja uma autêntica Festa

A malta que compareceu no Luso deve estar de peito inchado, pelo menos os que estão nas fotos,
2007 foi o ano do reencontro, para os que  desejavam encontrar-se. Afinal passamos tão depressa pela vida que merece a pena estarmos em contacto e sermos amigos, ainda que a distância nos afaste. Os convívios são a parte mais vivível da amizade, mas esta forma de estar contactavel também ajuda a memória a rebuscar coisas esquecidas no fundo do baú do esquecimento. Vejam-se as caras felizes expostas nesta fotos. com barbas, sem barbas, com bigodes, sem bigodes, citadinos ou rurais, todos nos apresentaos orgulhosos por nos encontrarmos. É muito bonito, pena que os ausentes não se tenhal deslocado ao Luso!

TRADIÇÕES

A minha actividade

Amigos cada um de nós tem ou teve uma actividade. O meu pedido é que contem por e-mail o que era ou se puderem mandem uma ou duas fotos para se perceber o trabalho.
Com certeza que existem na tua região motivos de interesse para uma visita. Descreve para o BLOGUE os melhores motivos para uma deslocação à tua região. Caso tenhas fotos, manda para serem colocadas também.
Existem datas que merecem ser lembradas todos os anos, então vamos colocá-las para todos recordarem.
 Também existem recordações no que respeita aos antigos costumes das nossas terras, como por exempla as vindimas e a feitura dos vinhos.
Jogos tradicionais que foram esquecidos e já só permanecem nas nossas memórias,
A nossa oralidade também varia de região para região e uma coisa que tem um significado aqui, não o tem além. Conta-nos tudo amigo,
Para fazer chegar isto tudo há que utilizar o e-mail ou a morada.
Virgílio Ribeiro
Rua Principal 21 – Barreiras
2550-441 Cadaval
virgilioribeiro.wcm@gmail.com marcoribeiro420@hotmail.com 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

“ALBUM DA MEMÓRIA “



- Recordações da Vida -
A Vida deixa-nos marcas que consideramos boas ou más, umas gostamos de as lembrar, as outras preferimos esquecê-las. Queres relatar-nos as tuas recordações?

- Há horas felizes -

Mesmo sem acreditarmos muito, acabamos sempre por ter dúvidas, então vamos apostar, com um bocadinho de fé. Aconteceu-te? Conta.


- Passatempos desde sempre -
Todos temos o nosso desporto favorito e que praticamos mais ou menos escondidos, alguns até no remanso da nossa casa. Qual é o teu?
Envia para:
Virgílio Ribeiro
Rua Principal 21 – Barreiras
2550-441 Cadaval
ou para:
virgilioribeiro.wcm@gmail.com
marcoribeiro420@hotmail.com 
 "Virgilio Ribeiro"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Lembram-se? A esquerda eu e na direita, o Cabo condutoa Costa no centro o 1º sargento.
O 1º Convívio teve lugar em Ribamar, Ericeira e o 2º no Luso. Ao 1º encontro compareceram apenas alguns camaradas do Sul e Centro, ao 2º encontro compareceram camaradas de Norte a Sul do País. Os que não compareceram foi por motivos de ordem pessoal.

Matar saudades

áC. CAÇ. 4149á
Boa noite caros amigos e correligionários.
Este é o BLOG para comunicar convosco e levar até vós  memórias da nossa passagem por Angola. Espero que todos os que possam e o desejem, contribuam para tornar o nosso BLOG atractivo e prático de ler.
Vou deixar os meus contactos para futuras e possíveis actividades.
O meu nome é:
Virgílio Bento Pinho Ribeiro
Função militar: 1º cabo Corneteiro
Tlm: 966721574
Tlf: 262098188
virgilioribeiro.wcm@gmail.com
Estes sãos meus contactos.
Felizmente encontrei muitos dos camaradas que comigo estiveram em Angola, mas não vou colocar aqui os contactos porque seria fastidioso demais, basta contactar-me para os obterem.
Por agora deixo-vos um forte abraço e até breve.